Eucaristia
- ocatecumeno
- 1 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de set. de 2021
A Eucaristia, mais conhecida por nossos irmãos separados como santa ceia, é o mais importante dos sacramentos. Sacramento ao qual se ordenam todos os demais, o centro da fé, a vida e paixão de Cristo. Até aqui creio ser de comum acordo aos cristãos os escritos acima. Porém isto representa muito superficialmente o que é a Eucaristia instituída por nosso Senhor.
Afinal, o que é a Eucaristia? Há diferenças em relação a Santa Ceia? Quem pode comungar?
A Eucaristia é a entrega sacrificial de Cristo por nós na cruz, onde verteu seu sangue em redenção do gênero humano. Não apenas um simples memorial como celebra o protestante, geralmente apenas simbólico para se lembrar da Paixão de Cristo. Mas para a Igreja Católica de fato Cristo se faz presente fisicamente na Eucaristia, substancialmente no pão e no vinho. Ao proferir as palavras sacramentais (ditas em sua fórmula essencialmente por Cristo), o sacerdote consagra o pão e o vinho que se tornam o próprio corpo e sangue de Jesus respectivamente.
Quando Cristo celebrou a última Páscoa com os doze discípulos lhes disse segurando e mostrando o pão e o cálice com vinho após benzê-los "tomai e comei, isto é meu corpo" e também "bebei dele todos, isto é meu sangue" Mateus 26.26. Cristo é incisivo e claro ao dizer que aquelas espécies (pão e vinho) são ele mesmo. Se tornam substancialmente corpo e sangue de Cristo, porém acidentalmente e empiricamente permanecem como pão e vinho. Simplificando, a forma permanece como de pão e vinho, porém sua substância agora é o corpo e sangue de Jesus. E não se adora a hóstia como alguns protestantes tentam propor, mas sim o próprio Cristo pois é nEle e não na hóstia que está a nossa fé. Jesus não sofre as dores da cruz novamente, o sacrifício da Eucaristia é incruento. Uma observação: comungar apenas da hóstia ou apenas do vinho é o mesmo que comungar do todo de Cristo pois ambos são substancialmente Cristo.
Desde o princípio a Igreja já celebrava frequentemente a Eucaristia (Atos 2.42-46) e ainda hoje é comum este sacramento ser recebido todos os dias nos templos.
É necessário ser batizado e compreender o que é a Eucaristia (de preferência sendo catequizado/ensinado na Sã Doutrina Católica) para participar dela em real adoração à Deus através do sacrifício de Nosso Senhor. A Eucaristia é o banquete do Cordeiro, parafraseando o livro de Scott Hahn.
A principal diferença, portanto, é que Cristo se faz presente na Eucaristia fisicamente, enquanto na Santa Ceia é apenas lembrado e tem sua representação simbólica nas espécies considerando tão somente uma presença espiritual.
Convido nossos irmãos separados e todos atraídos pela graça e amor de Cristo que se faz presente fisicamente em nosso meio ainda hoje na Eucaristia, a participarem da adoração à Deus Pai, por intermédio do perfeito sacrifício de Cristo cabeça da Igreja que tudo opera conduzida pelo Espírito Santo. Comungando do corpo e sangue nos fazendo um com Cristo como Ele nos chamou a ser. Glória a vós Senhor.
Veja também no Catecismo da Igreja Católica: §1322-1429
Vocabulário:
Empiricamente = percebido e experimentado por um dos 5 sentidos; palpável
Incisivo = enfático
Incruento = sem dor; sem sofrimento
Substância = essência; o que subsiste por si mesmo ou independentemente de todo acidente determinado
❤