top of page

As Vãs Repetições e o Terço

Foto do escritor: ocatecumenoocatecumeno

Uma constante objeção levantada por nossos irmãos protestantes é a reza decorada ou repetitiva comum no catolicismo, sendo o mais tradicional em nossos dias rezar o terço. Em sua perspectiva isso seria uma vã repetição como ensina Nosso Senhor em Mateus 6.7 “nas vossas orações , não useis de vãs repetições, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de muitas palavras”. Assim o católico é acusado de rejeitar o ensino de Cristo por rezar o terço, por exemplo. Voltemos às Escrituras, ainda em Mateus 6 poucos versículos depois, logo no versículo 9 Jesus nos ensina a oração repetida mais conhecida do cristianismo, o Pai Nosso. Em Mateus 26.30 “Depois do canto dos salmos, dirigiram-se eles para o monte das Oliveiras” a recitação de salmos é uma repetição muito comum no judaísmo da época de Cristo e até hoje. Jesus era judeu praticamente e sem dúvidas repetia muitas orações e salmos. Em Mateus 26.44 “Deixou-os e foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras” no mesmo monte, Jesus se repetiu em oração com as mesmas palavras. Em Colossenses 4.2 o Apóstolo São Paulo nos orienta a orar com perseverança, o que torna necessária uma repetição contínua já que por vezes temos os mesmos pedidos a fazer todos os dias por um longo período ou até por toda a vida. E em 1 Tessalonicenses 5.17 o mesmo apóstolo diz “Orai sem cessar”, creio que ninguém é tão criativo ou possua uma memória tão brilhante que o torne capaz de orar incessantemente sem se repetir nas palavras e nos pedidos. Também no céu as orações dirigidas a Deus perante seu altar são repetitivas, como lemos em Apocalipse 4.8-11 “...não cessavam de clamar dia e noite: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Dominador, o que é, o que era e o que deve voltar…”. Portanto, as Escrituras estão fartas de exemplos que demonstram o equívoco na interpretação ao pé da letra e também na interpretação seletiva que muitos fazem visando condenar o catolicismo. Está claro que o problema não é a simples repetição das palavras. Ao lermos todo o contexto de Mateus 6 percebemos que Jesus se referia a prática dos hipócritas que faziam orações apenas de boca, quando estavam em seu interior totalmente distantes do que diziam, sem a devida vontade de se tornarem santos ou de amar a Deus. Pessoas que faziam orações espontâneas ou repetidas sem verdade no coração, apenas por uma busca de alguma satisfação particular.


Como citado anteriormente, o terço é o objeto católico de devoção em oração mais conhecido de nosso tempo. Isto faz dele um alvo constante de ataques, especialmente pela reza da Ave Maria presente no conjunto de orações que compõem o terço. A reza mais comum do terço possui a seguinte organização:


  1. se inicia com um pedido dirigido a Deus Pai nos méritos de Jesus, Deus Filho, pela intercessão da Virgem Maria para que aquele momento de oração seja para nossa santificação e que nos seja administrada a graça dessa devoção. Pode ser uma oração espontânea ou guiada/repetida como encontramos em algumas bíblias católicas;

  2. se recita o Credo Apostólico Niceno Constantinopolitano que sintetiza toda a fé cristã católica;

  3. se reza 01 Pai Nosso para nos lembrar que temos um só Deus, 03 Ave Maria (em honra ao Pai que nos criou, ao Filho que nos redimiu e ao Espírito Santo que nos santifica) para nos lembrar da Santíssima Trindade e 01 Glória (“glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo como era no princípio agora e para sempre. Amém”) para nos lembrar que mesmo sendo três pessoas Ele permanece sendo um único Deus Trino;

  4. se reza 5 mistérios (para nos lembrar das cinco chagas de Cristo) que nos fazem meditar sobre a história da redenção, cada um composto por 01 Pai Nosso, 10 Ave Maria (lembrando cada um dos dez mandamentos) e 01 Glória.


São 3 grupos compostos por 5 mistérios, separados e organizados como abaixo:


Mistérios Gozosos 1. A Anunciação (Lucas 1.26-38) - o anjo Gabriel anuncia a Maria que ela vai conceber o Messias;

2. A Visitação (Lucas 1.39-56) - Maria visita sua prima Isabel;

3. O Nascimento (Mateus 1.18-25; Lucas 2.1-20) - nasce Jesus;

4. Apresentação (Lucas 2.22-38) - Maria e José vão ao templo para apresentar o Menino a Deus;

5. Encontro do Menino Jesus (Lucas 2.41-51) - durante uma peregrinação ao templo, Jesus se perde de Maria e José.


Mistérios Dolorosos

1. A agonia no Jardim (Mateus 26.36-46) - Jesus reza para ser poupado de seu sofrimento;

2. A flagelação (Mateus 27.26) - Jesus é açoitado na coluna pelos romanos;

3. A coroação de espinhos (Mateus 27-29) - é colocada uma coroa de espinhos na cabeça de Jesus;

4. Jesus carrega a cruz (João 19.17)

5. A Crucificação (Marcos.12-38) - Jesus morre na cruz


Mistérios Gloriosos

1. A ressurreição (Mateus 28.1-10) - Jesus ressuscita dentre os mortos;

2. A ascensão (Lucas 24.50-51) - os discípulos contemplam Jesus voltar para o Pai;

3. O pentecostes cristão (Atos 2) - o Espírito Santo desce aos discípulos;

4. A assunção de Maria (Apocalipse 11.19-12) - Maria é levada de corpo e alma para o céu;

5. A coroação (Apocalipse 12.1) - Maria é coroada Rainha do céu e da terra


O terço é portanto, a meditação em oração dos mistérios ou acontecimentos de nossa redenção em Cristo Jesus, confessando e fortalecendo nossa fé na Santíssima Trindade. Assim, aprendemos de maneira didática sobre a paixão de Cristo e fixamos em nosso coração as verdades que ali repetimos acompanhada da reza. Nascimento, vida, morte e ressurreição de Nosso Senhor. Por fim, o terço é uma meditação nas Escrituras. A Ave Maria expressa toda a história de nossa redenção, a graça e a misericórdia de Deus sobre nós e o exemplo de entrega total a Deus com perfeição pela Virgem e também é uma meditação nas Escrituras. Veja:

Ave Maria cheia de graça o Senhor é convosco (Lucas 1.28 é o anjo Gabriel enviado por Deus quem diz), bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus (Lucas 1.42-45 Santa Isabel cheia do Espírito Santo quem diz), Santa Maria, Mãe de Deus (pode alguém duvidar da santidade daquela que gerou Cristo em seu ventre? Ela é Mãe de Deus - Isaías 7.14 .meu artigo sobre.), rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte (os santos estão no céu e podem interceder por nós .meu artigo sobre. quanto mais Maria). Amém.


Como grandiosa é a riqueza contida no terço que nos dá a conhecer perfeitamente o ensino apostólico da paixão de Nosso Senhor e a história da redenção. Rezar o terço corretamente é um grande passo para uma vida de oração que nos fortalece no amor de Cristo, na santidade, na fé, no conhecimento do plano salvífico e de suas maravilhas. Não apenas o terço, mas todas as orações cristãs "repetidas" são lícitas e nos fortalecem com perseverança na fé em Deus. Louvado seja Nosso Senhor, amém.




bottom of page